top of page

Calculadora de Testes

O que  é?​

​

Esta ferramenta gera automaticamente casos de teste para validar os campos de entrada de APIs ou formulários baseados, baseada em tipos de dados comuns.

​

O intuito é ajudar desenvolvedores e testadores a assegurar que a aplicação lide adequadamente com uma variedade de entradas válidas e inválidas, melhorando a robustez e a confiabilidade do software.

​

Todo o algoritmo é baseado em Partição por Equivalência e Análise Combinatória e Análise de Valor Limite, conceitos fundamentais da Qualidade de Software.

Quando usar?​

​

Desenvolvimento de APIs: Quando você está desenvolvendo uma API que aceita diferentes tipos de dados, como números, strings, e-mails, valores monetários etc., e precisa validar os tratamentos de entrada.


Testes de Formulários: Ideal para verificar a robustez de formulários web, assegurando que comportamentos inesperados sejam corretamente tratados.


Automação de Testes: Utilize para criar uma ampla base de testes, poupando tempo e recursos no ciclo de desenvolvimento.

Como usar?​

​

1. Preparação dos Dados de Entrada: Defina um JSON com os campos a serem testados, especificando o tipo de dado para cada campo. Exemplo:

.json

{
     "nome" : "string",
     "password" : "string",
     "idade" : "numerico",
     "administrador" : "boolean",
     "email" : "email",
     "salario" : "dinheiro"
}

Basicamente, você precisa substituir os valores enviados pelo seu tipo de dado correspondente. Os tipos de dados que temos hoje são:​

  • Booleano: true e false

  • Dinheiro: 50; 65.35; 102.50; etc.

  • Data: 10-02-2024; 

  • Double/Float: 30.30; 12365.4

  • Email: exemplo@provedor.com

  • String: nome, endereço, descrição, etc.

  • Numérico: números inteiros, como 3; 10; -30; 2000; etc.

  • Lista: ["gato","cachorro","pássaro"]

2. Gerar cenários: Simples assim! A ferramenta processa os dados e cria uma listagem baseada na partição por equivalência e análise de valor limite.

​

Quais técnicas foram utilizadas?​

​

Partição por equivalência: agrupamento de entradas que deveriam ser tratadas de maneira similar pela sua aplicação, por exemplo, Nome e Endereço (logradouro) são ambos do tipo string e podem compartilhar as mesmas regras (proibido o envio nulo ou vazio, não exceder 50 caracteres ou valor inválido).

​

Análise de valor limite: validação dos valores limites de cada campo, como o mínimo ou máximo de caracteres permitidos, valor com data anterior ao dia vigente ou "valor mínimo - 1", ou seja, testar a idade mínima para acessar um site - 1 (17 anos, para um site proibido para menores).

​

Análise combinatória: é a combinação entre as duas técnicas anteriores para geração de cenários que contemplem todas as regras estabelecidas para os tipos de dados que temos.

Bora lá?

Copiado para

área de transferência

gif01.gif
gif02.gif
gif04.gif
gif03.gif
bottom of page